Pages

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Juvenis

1 comentários
 

Eles chegam e a impressão que fica é que cada um é pior que o outro, não adianta nem cobrar do seu caça-talentos, pois ele traz os garotos e vai embora com seu pagamento. E agora, o que fazer? Como treiná-los para que um dia eles levem seu time para algum título, ou quem sabe seja um jogador de Seleção. Isso é possível? Sim, mas depende de muitas coisas: sorte, treinadores e Centro de Treinamento.

Todas as semanas eu darei dicas de como treinar seu juvenil para que um dia ele chegue a ser um dos titulares. E nessa semana falo de como treinar e para qual posição - sinceramente estou colocando o que costumo fazer no meu time; hoje tenho jogadores titulares que foram formados nas categorias de base, inclusive dêem uma olhada no Marcelinho, atacante que chegou a sair na The Zone #88, no Jovens Promessas, e vejam como ele estava há duas temporadas atrás. Claro que hoje ele tem mais bolinhas e está bem melhor...

Por que treinar juvenis? Se comprar eles já têm experiência e são mais fortes? Simples, um jogador feito em sua base terá sempre o salário mais barato e você terá orgulho de dizer “fui eu que o formei!”, é assim que falo quando alguém me pergunta sobre o Marcelinho. Claro que hoje já tenho outros, e muitos bons; se você jogar contra meu time vai conhecer o Betão, outro atacante também formado nas categorias de base, o que faz dupla com o Marcelinho.

Treinamento

Goleiro - Essa é a pior posição para se treinar o juvenil, pois é a que mais demora para ganhar bolinhas, mas claro que se você conseguir um bom goleiro poderá ganhar muito dinheiro para o seu clube. Para treinar é muito simples, deixe ele até maximizar em Defesa a Gol, e se tiver sorte ele vai até 8, 9 ou 10, e você ganha um ótimo goleiro ou muito dinheiro para seu caixa; se não chegar a isso, pelo menos você tentou, fazer o quê, não vai render muito dinheiro. Depois de maximizar, treine Velocidade, Resistência, Controle de Bola, um por vez.

Defesa e Volantes - Aqui depende do que você vai fazer, se vendê-lo ou deixar no seu clube. Se for vendê-lo, treine Desarme até maximizar em seguida treine Velocidade; já para usar no seu time, treine Desarme até 6 e depois Velocidade, Resistência, Controle e Inteligência, uma bolinha por vez, até ter 4 bolinhas em cada atributo desse. Depois volte a treinar Desarme no rodízio, uma bola por vez.

Meio de campo - Treine uma bolinha por vez em rodízio, nessa ordem: Chute, Desarme, Controle, Inteligência, Resistência e Passe Curto; quando tiverem pelo menos 4 em cada um deles, treine Chute, Desarme, Velocidade e Resistência até maximizarem, e então volte a treinar outros atributos.

Atacante - Para vender, treine Chute até 7 e depois Velocidade até 5, Resistência até 5 e Controle até 5, volte a treinar Chute até maximizar, depois, se ainda tiver tempo, treine Velocidade até maximizar; para usar no seu time, treine Chute até 6, depois treine em rodízio Velocidade, Resistência, Controle, Inteligência e Passe Curto até 4, depois inclua Chute no rodízio até maximizarem.

Quando falo em “rodízio”, digo para mudar o treinamento para o atributo seguinte assim que o jogador ganhar uma bolinha.

Sobre o Autor:
Guilherme Ferreira Guilherme Ferreira é radialista e estudante de jornalismo. Apresenta o programa Fã Clube da Rádio Gazeta sempre aos domingos 13h. Blog criado em março de 2011 e traz informações sobre os artistas do sertanejo universitário, bandas de bailão e tchê music.

One Response so far.

  1. Anônimo says:

    vc disse que goleiro precisa ter defesa, experiencia, forma, resistencia e inteligencia. Então pra que um goleiro juvenil tem que treinar velocidade e controle?