Pages

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ranking

0 comentários
 
Muito se fala sobre o calculo do Ranking o próprio faq apenas explica
˝A fórmula real é secreta. Somente os desenvolvedores possuem o conhecimento dela.
Apenas Liga Oficial, Copas Oficiais e Amistosos, seguindo essa mesma ordem para a importância de cada partida no ranking."
Pesquisando aqui e ali recebi duas boas explicações uma de um FA inglês e outra de um RA português tenebralis, e ai resolvi transcrever aqui.
Estar bem classificado no ranking não quer dizer que a equipe seja melhor que as outras, apenas quer dizer que a equipe obteve um melhor rendimento em provas oficiais e em outros parâmetros. As equipes melhores classificadas no ranking têm acesso a melhores treinadores e o público que vai ao estádio é em maior número do que o das equipes pior classificadas, aumentando assim a receita.
OS PONTOS PARA O RANKING SÃO APENAS OS DAS ÚLTIMAS 8 SEMANAS!

1. À medida que o tempo passa tens de proteger os pontos adquiridos há 8 semanas atrás. É por causa disto que mesmo sem perder ou até ganhando se perde pontos.

2. Só os jogos ganhos dão pontos. Não são subtraídos pontos se perder. Por exemplo: Se há 8 semanas atrás tinhas perdido o jogo da liga e hoje voltaste a perdê-lo, não vais perder pontos por isso; se havias ganho o jogo e agora perdeste, vais perder pontos, não pelo jogo perdido mas pelo jogo ganho que saiu da lista das 8 semanas, tal como se o tivesses ganho agora, ficarias com os mesmos pontos.

3. Não há diferença nos pontos consoante os gols marcados. É igual ganhar por 1-0 ou por 15-0. É igual perder por muitos gols ou por poucos
4. Não há diferença nos pontos devido ao ranking do adversário. É igual ganhar ao nº 1 do ranking como ao último.

Logo, os pontos dados como fatores adquiridos para a pontuação total são os seguintes:

Amistosos: 5 pontos entre equipes das mesma divisão (muda muito pouco tnto para cima qt para baixo)
Copas oficiais, 1ª fase: 25 pontos
Copas oficiais, playoff: 35 pontos
Ligas Amigos: 0 pontos
Copas de Amigos: 0 pontos
Liga (depende da divisão):
Campeonato Brasileiro: 95 pontos
div1: 90 pontos
div2: 85 pontos
div3: 80 pontos
div4: 75 pontos
div5: 70 pontos
div6: 65 pontos
div7: 60 pontos
div8: 55 pontos
div9: 50 pontos

Além destes há outros parâmetros que modificam os pontos do ranking mas certamente com menos impacto. Todas as semanas, às 2as feiras, cada equipe recebe um número de pontos só por estar na sua divisão. Isto depara as equipas da Div1 das da Div7, só por lá estarem. Os pontos recebidos são os mesmos de um jogo da liga ganho, assim mesmo perdendo um jogo, a equipe recebe uns pontos certos em cada semana daí que nenhuma equipe tenha 0 pontos.
Suspeito que também as finanças façam variar o ranking devido á variação das despesas semanais, envolvendo também as transferências, contratação ou dispensa de treinadores, construção ou demolição do estádio, contratar juniores ou mandá-los embora, etc...

Sobre o Autor:
Guilherme Ferreira Guilherme Ferreira é radialista e estudante de jornalismo. Apresenta o programa Fã Clube da Rádio Gazeta sempre aos domingos 13h. Blog criado em março de 2011 e traz informações sobre os artistas do sertanejo universitário, bandas de bailão e tchê music.