Pages

sábado, 2 de outubro de 2010

Tática 1

0 comentários
 


A famosa 5-3-2



Nesta tática, as duas fileiras da zaga praticamente esmagam os artilheiros adversários. É uma das melhores formações já que indiferente ao nível dos zagueiros, eles estarão atrapalhando os atacantes adversários.

O camisa 6 e 7 chegam a voltar quase que até a linha do gol, ajudando a primeira linha de zaga, e também avançam um bom tanto para o meio campo atrapalhando a criação de jogadas.
Ao meu entender, o camisa 4 tem que ser o seu melhor zagueiro com ótimos atributos em velocidade, controle de bola e desarme, porque se ele falhar, a zebra está garantida.
O 6 e 7, se tiverem boa velocidade, serão mais eficientes ao correr para frente e para tras.

No meio campo o camisa 10 deve ser seu melhor jogador entre os 3 meio campistas (principalmente velocidade, controle de bola e desarme). Há várias variações de posicionamentos dos 3 jogadores. Um 10 mais avançado receberá mais bolas da zaga para então passar para os atacantes, enquanto que o recuar dos dois laterais ou dos 3 jogadores fortalecerá a defesa do seu time.

A famosa 6-2-2




A diferença entre ambas é que nesta tática o camisa 2, 4 e 5 precisam ter um nível superior, já que a segunda linha de zagueiros está um pouco mais adiantado, não voltando tanto para trás.
Alguns remediam isto recuando o camisa 2 e 5, fazendo com que eles estejam de fato barrando lá no fundão qualquer lançamento contra-ataque com atacantes adversários velozes. Adicionalmente isto possibilita o recuar do camisa 6 e 8, se necessário.
Novamente o camisa 4 deve ser seu melhor zagueiro, mas adicionalmente o camisa 7 tem um papel fundamental, já que ele participa de muitos lançamentos e desarmes, portanto também deve ser um bom zagueiro.

O meio campo é mais dinâmico com 2 jogadores tanto na criação de jogadas por não ter muitas opções para os lados e com isto lançar a bola mais para frente, como também no desarme do adversário já que eles podem prensar o centro, desarmando jogadas pelo meio de dois lados e não só com um meio campista central.

O ataque, tanto nesta como na tática acima recebe passes tanto da zaga como do meio campo. Muitas vezes eles acabam estando bem recuados e rodeado de muitos jogadores adversários. Por isto a velocidade e controle

Sobre o Autor:
Guilherme Ferreira Guilherme Ferreira é radialista e estudante de jornalismo. Apresenta o programa Fã Clube da Rádio Gazeta sempre aos domingos 13h. Blog criado em março de 2011 e traz informações sobre os artistas do sertanejo universitário, bandas de bailão e tchê music.